Edicões Gambiarra Profana/Folha Cultural Pataxó

quarta-feira, 11 de abril de 2012

PASSOS NO QUINTAL

A madrugada já estava avançada quando foi despertado pelo pesadelo que
Infligia seu sono. O quarto estava iluminado por uma tênue luz do abajur na cabeceira ao lado da cama. Levantou-se, calçou os pequenos chinelos e caminhou para fora do quarto. O corredor estava escuro, mas conseguia enxergar a escada. Desceu devagar, degrau por degrau, ainda assustado pelo pesadelo que o despertou no meio da noite. Chegou na sala que também encontrava-se na penumbra e seguiu devagar, quase que tateando as paredes em direção à porta.
A noite estava fria e caía uma chuva fina. A porta foi aberta e o pequeno menino apareceu timidamente, sentindo o frescor na varanda, seus olhos estavam sonolentos e sua face deixava transparecer um certo temor. Caminhou lentamente para o quintal, ouvindo as vozes da noite que sussurravam seus temores, suas fantasias, sua esperança de alcançar a liberdade que está tão distante ainda. Parou no meio do quintal, próximo ao balanço, que viajava de um lado para o outro, empurrado pelo vento, e sentou-se na grama para brincar com as pedras sem importar-se com a chuva fina que molhava seu rosto. As pedras subiam e desciam seguidas pelo olhar e aparadas pelas pequenas mãos antes de tocar o solo. As pedras subiam e desciam levando-o sonhar através das estrelas escondidas pelas nuvens, pela chuva que refrescava sua alma. Deixou as pedras de lado, levantou-se e seguiu caminhando. O portão estava à sua frente, era só abrir e a liberdade da rua estaria inteira, vacilou um instante, imaginando que os monstros lá de fora, da rua, da vida, poderiam ser piores que os que habitavam seu quarto. Adormeceu no gramado, cansado de procurar uma saída, de ser prisioneiro do castigo no quarto escuro, habitado pelos monstros das histórias infantis feitas e contadas para ninar crianças, onde os pesadelos entravam com o vento pela janela.

Arnoldo Pimentel
Se você quer ler uma poesia bem diferente e de originalidade, conheça a poesia hermética dadaísta de Sérgio Salles-Oigers.
Sérgio Salles-Oigers é editor da Gambiarra Profana, poeta,compositor hermético dadaísta de plantão,  se desejar siga o blog e comente.

6 comentários:

  1. Arnoldo...Parabéns pelo conto..tão rico em detalhes, que me encantou!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Arnoldo...Parabéns pelo conto..tão rico em detalhes, que me encantou!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Um tipo de sonambulismo meio que consciente...

    ResponderExcluir
  4. Arnoldo,um texto muito bonito e quem,quando criança,não fez algo parecido?...rss...andar pela casa,meio dormindo, meio com medo, brincar com pedrinhas...adorei o conto e a bela msg tb!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Pesadelos que nos atemoriza,
    nos inspirando a fuga, uma saida
    para que possamos viver aos deleites
    da fantasia, onde as fadas, os brilhos
    nos vestes de risos, de uma vida
    segura para se viver...

    Que as canções de ninar sejm esquecidas
    e já nem mais se manifestem, seja à hora
    de dormir, sejam nos jardins em grupos
    escolares, pois que tudo isto não leva
    a criança a um sonho, senão aos medos e
    receios que os torna inseguros...

    Sempre muito bom ler os teus textos
    contos ou poesias, navegações perfeitas
    da sensibilidade humana...

    Feliz semana

    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  6. É um conto bem escrito, que parece real pelos seus detalhes tão minuciosos.
    Adorei reler. Beijos

    ResponderExcluir